Eambiental

E-Conteúdo

Apenas 1% dos resíduos coletados em Juiz de Fora é reciclado

   Segundo matéria publicada pelo jornal Tribuna de Minas, em Juiz de Fora a coleta de resíduos recicláveis está abaixo da média brasileira. Durante 2023, segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), houve o recolhimento de aproximadamente 170 toneladas por mês nas rotas de coleta seletiva contra 530 toneladas diárias recolhidas pelos canais domiciliares, o que soma um alarmante montante de 15.900 toneladas/mês. No giro anual, apenas 1% do total de resíduos da cidade, cerca de 193 mil toneladas, foi destinado à reciclagem — um número bastante crítico comparado ao índice nacional de 3,5%.

   Com o objetivo de melhorar este cenário em Junho do ano anterior, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) implementou o projeto “Lixo Zero”, expandindo em até 51 bairros e dois territórios Zonas Especiais de Interesse Social a abrangência da coleta seletiva. Assim sendo, cerca de 90% da população passou a contar com uma opção ecológica e responsável para descarte dos seus resíduos. Porém, mesmo com essa expansão significativa, o volume recolhido em 2023 foi inferior comparado ao do ano anterior.

   Quando confrontada pela Tribuna sobre tal redução após a implementação do projeto “Lixo Zero”, o Demlurb revisou os valores iniciais e relatou que foram coletadas apenas 892 toneladas de recicláveis em 2022 vs. 1.252 toneladas em 2023. 

 Contudo, incertezas sobre tais disparidades permanecem sem esclarecimentos por parte da PJF.

   O DEMULURB destacou ainda outras campanhas com vistas a potencializar o impacto do “Lixo Zero”, reforçando a importância da participação ativa da comunidade na escolha pelo serviço. Quanto aos esforços para conscientização sobre reciclagem, estão em andamento planos de ações nas escolas municipais em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

   O próprio departamento define a coleta domiciliar como o recolhimento de resíduos provenientes das residências e comércios, que são enviados ao aterro sanitário da cidade. Já a coleta seletiva é realizada separadamente e se dedica unicamente à coleta de resíduos segregados pela população para reciclagem. Esses resíduos recicláveis vão para as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis vinculadas à Prefeitura, promovendo sustento para mais de 70 famílias. Os horários dessa coleta têm divulgação programada no site do Demlurb.

Para ver a matéria completa, acesse o link: https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/03-02-2024/apenas-1-dos-residuos-coletados-em-jf-e-reciclado.html

Fonte: Jornal Tribuna de Minas